A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
De: R$ 0,00Por: R$ 52,00ou X de
Preço a vista: R$ 52,00
Padrão
ANO | 2022 |
---|---|
Autor | RUGERI, TALITA CRISTINE |
Subtítulo | DA ORIGEM TEÓRICA À DIVERSIDADE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
ENCADERNAÇÃO | Brochura |
Idioma | PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2022 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 123 |
Selo | A DEFINIR |
SINOPSE | Este livro é resultado de um estudo sobre a trajetória da sociologia da educação no Brasil a partir da produção acadêmica. A pesquisa realizada procurou analisar as raízes teóricas das temáticas estudadas em sociologia da educação desde a década de 1970 ao longo da trajetória histórica da sociologia brasileira, uma vez que ela chega ao Brasil pela educação básica. O estudo apontou que além dos clássicos Durkheim, Marx e Weber, diversos autores franceses, alemães, ingleses e estadunidenses analisaram a educação influenciando a sociologia da educação brasileira de forma teórica, epistemológica e metodológica. Talita Rugeri faz um levantamento dos temas estudados pelos pensadores estrangeiros e de como as suas teorias foram incorporadas nas pesquisas nacionais, traçando os principais sociólogos e sociólogas brasileiros por períodos e temas de pesquisa. A autora traz também que um fator determinante para a sociologia da educação no Brasil foi o processo de entradas e saídas da sociologia da educação básica e o seu retorno ao ensino médio em 2009, alterando assim as agendas de pesquisa e movimentando os debates sociológicos. Nesse sentido esta obra nos permite pensar a educação enquanto um campo da sociologia no Brasil, a partir da relação dos contextos históricos e da circulação de teorias e temáticas sociológicas em território nacional. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2022 |
---|---|
Autor | RUGERI, TALITA CRISTINE |
Subtítulo | DA ORIGEM TEÓRICA À DIVERSIDADE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
ENCADERNAÇÃO | Brochura |
Idioma | PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2022 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 123 |
Selo | A DEFINIR |
SINOPSE | Este livro é resultado de um estudo sobre a trajetória da sociologia da educação no Brasil a partir da produção acadêmica. A pesquisa realizada procurou analisar as raízes teóricas das temáticas estudadas em sociologia da educação desde a década de 1970 ao longo da trajetória histórica da sociologia brasileira, uma vez que ela chega ao Brasil pela educação básica. O estudo apontou que além dos clássicos Durkheim, Marx e Weber, diversos autores franceses, alemães, ingleses e estadunidenses analisaram a educação influenciando a sociologia da educação brasileira de forma teórica, epistemológica e metodológica. Talita Rugeri faz um levantamento dos temas estudados pelos pensadores estrangeiros e de como as suas teorias foram incorporadas nas pesquisas nacionais, traçando os principais sociólogos e sociólogas brasileiros por períodos e temas de pesquisa. A autora traz também que um fator determinante para a sociologia da educação no Brasil foi o processo de entradas e saídas da sociologia da educação básica e o seu retorno ao ensino médio em 2009, alterando assim as agendas de pesquisa e movimentando os debates sociológicos. Nesse sentido esta obra nos permite pensar a educação enquanto um campo da sociologia no Brasil, a partir da relação dos contextos históricos e da circulação de teorias e temáticas sociológicas em território nacional. |