GILBERTO GIL: A POÉTICA E A POLÍTICA DO CORPO
De: R$ 0,00Por: R$ 107,40ou X de
Padrão
ANO | 2012 |
---|---|
Autor | LOPES, CASSIA |
EDITORA | PERSPECTIVA |
ENCADERNAÇÃO | Brochura |
Idioma | PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2012 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 368 |
Selo | A DEFINIR |
SINOPSE | Gilberto Gil: A Poética e a Política do Corpo´, de Cássia Lopes, impõe-se como uma das mais atualizadas e definitivas leituras desse ícone da cultura brasileira, trabalho que reúne experiência acadêmica, sensibilidade analítica e compromisso político. A qualidade da abordagem justifica-se graças à nova configuração assumida pela academia na atualidade, não se limitando a apontar a excelência do trabalho de determinado autor, mas incorporando-a à imagem do intelectual, do formador de opinião e do homem público. No atual cenário das artes, é impossível descartar o modo performático como são concebidas e executadas as obras, prevalecendo os recursos cênicos e a opção pela oralidade, ao lado da atuação corporal, cotidiana e profissional dos intérpretes.Nada mais justo do que considerar a atuação do artista ao lado da do político, uma vez que o projeto poético do compositor nunca abriu mão de seu compromisso com a estetização da vida cotidiana, da exuberância e do entusiasmo pela conjunção vanguardista entre arte e vida. O resultado da leitura assinada por Cássia, e publicada pela editora Perspectiva, é a prova mais eficaz de um labor de pesquisa que soube lidar com o arquivo musical de Gil, com sua presença na mídia televisiva, jornalística e livresca, além de se valer de sofisticada bibliografia teórica no campo da crítica cultural. Os anais da historiografia musical brasileira irão, sem dúvida, se enriquecer com a reflexão e sistematização contidas neste livro, uma das raras oportunidades de conjunção entre sensibilidade ensaística e precisão documental.Ao leitor, é oferecido o privilégio de poder usufruir de uma reflexão que redimensiona políticas identitárias e poéticas musicais, por meio da imagem de um dos mais importantes e reconhecidos compositores de nosso tempo. Texto endereçado a um público consciente da abertura disciplinar, visto não se sentir limitado a interpretações de natureza apenas discursiva, mas voltado para questões cujo patamar alcança a altura de suas aspirações políticas e culturais. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2012 |
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Autor | LOPES, CASSIA |
EDITORA | PERSPECTIVA |
ENCADERNAÇÃO | Brochura |
Idioma | PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2012 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 368 |
Selo | A DEFINIR |
SINOPSE | Gilberto Gil: A Poética e a Política do Corpo´, de Cássia Lopes, impõe-se como uma das mais atualizadas e definitivas leituras desse ícone da cultura brasileira, trabalho que reúne experiência acadêmica, sensibilidade analítica e compromisso político. A qualidade da abordagem justifica-se graças à nova configuração assumida pela academia na atualidade, não se limitando a apontar a excelência do trabalho de determinado autor, mas incorporando-a à imagem do intelectual, do formador de opinião e do homem público. No atual cenário das artes, é impossível descartar o modo performático como são concebidas e executadas as obras, prevalecendo os recursos cênicos e a opção pela oralidade, ao lado da atuação corporal, cotidiana e profissional dos intérpretes.Nada mais justo do que considerar a atuação do artista ao lado da do político, uma vez que o projeto poético do compositor nunca abriu mão de seu compromisso com a estetização da vida cotidiana, da exuberância e do entusiasmo pela conjunção vanguardista entre arte e vida. O resultado da leitura assinada por Cássia, e publicada pela editora Perspectiva, é a prova mais eficaz de um labor de pesquisa que soube lidar com o arquivo musical de Gil, com sua presença na mídia televisiva, jornalística e livresca, além de se valer de sofisticada bibliografia teórica no campo da crítica cultural. Os anais da historiografia musical brasileira irão, sem dúvida, se enriquecer com a reflexão e sistematização contidas neste livro, uma das raras oportunidades de conjunção entre sensibilidade ensaística e precisão documental.Ao leitor, é oferecido o privilégio de poder usufruir de uma reflexão que redimensiona políticas identitárias e poéticas musicais, por meio da imagem de um dos mais importantes e reconhecidos compositores de nosso tempo. Texto endereçado a um público consciente da abertura disciplinar, visto não se sentir limitado a interpretações de natureza apenas discursiva, mas voltado para questões cujo patamar alcança a altura de suas aspirações políticas e culturais. |