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      História social da beleza negra

      GIOVANA XAVIER

      Padrão

      FILTROSBrasileiros, Não-ficção, Históricos, História Mundial
      ANO2021
      AutorGIOVANA XAVIER
      EDITORARosa dos Tempos
      IdiomaPortuguês
      NÚMERO DE PÁGINAS160
      PAÍS DE ORIGEMBR
      Por que ler este livroReflexão riquíssima sobre o uso da imagem da mulher negra pela indústria da beleza, e como esse uso foi instrumentalizado pelo racismo, por um lado, e pela luta pela construção de uma identidade negra marcada pela potência, por outro.
      SeloRosa dos Tempos

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      FILTROSBrasileiros, Não-ficção, Históricos, História Mundial
      ANO2021
      AutorGIOVANA XAVIER
      EDITORARosa dos Tempos
      IdiomaPortuguês
      NÚMERO DE PÁGINAS160
      PAÍS DE ORIGEMBR
      Por que ler este livroReflexão riquíssima sobre o uso da imagem da mulher negra pela indústria da beleza, e como esse uso foi instrumentalizado pelo racismo, por um lado, e pela luta pela construção de uma identidade negra marcada pela potência, por outro.
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      SOBRE O LIVRO

      Ao traçar paralelos entre Brasil e Estados Unidos, História social da beleza negra relaciona racismo e indústria da beleza, evidenciando as raízes sociais desse conceito sutil da subjetividade feminina negra e do que é considerado belo. Neste livro, a historiadora e teórica do feminismo negro Giovana Xavier explora o surgimento de uma indústria cosmética voltada para a mulher negra nos Estados Unidos na virada do século XIX ao XX, período de normatização agressiva da brancura como padrão de beleza universal, de popularização da eugenia e de difusão de valores associados à ideia de supremacia branca.É uma época infame, do sistema Jim Crow de segregação racial, da usurpação do direito ao voto da população negra, dos linchamentos. Nesse contexto, proliferam produtos para clareamento da pele, para alisar cabelo, para ter “boa compleição” ou “melhorar a aparência”.Todavia, ela alerta contra simplismos, adverte a respeito da tentação de reduzir políticas de cuidado ao desejo de embranquecer. Difícil julgar com dureza retrospectiva gente que vivia em meio a situações de perigo, que buscava respeitabilidade em meio à hostilidade e à violência. Ademais, imagens e narrativas aparecem eivadas de ambiguidades, sentidos incertos. No interior mesmo da busca de respeito por meio do clareamento da pele, despontava às vezes o orgulho de ser o que se era.A história continua a se abrir, embranquecer a pele passa a ameaçar a saúde, argumenta-se que o caráter vale mais do que a cor da cútis. A indústria da beleza negra progride, disponível para sonhos e expectativas de vária espécie, vira mesmo meio de ostentar a beleza do corpo negro e das infinitas possibilidades estéticas de carapinhas maravilhosas.Com extrema sensibilidade e inteligência, na companhia de “mulheres maravilhas da raça”, como Anne Turnbo Malone, Madame C. J. Walker e Anitta Patti Brown, Giovana apresenta uma imagem da criação do que é belo em todas suas contradições, sua força, seu desejo, seu racismo e sua resistência.História social da beleza negra conta com textos introdutórios do historiador Sidney Chalhoub (Harcard/Unicamp) e Luiza Brasil, jornalista e pesquisadora, idealizadora da plataforma Mequetrefismos. É ricamente ilustrado com imagens raras, que reconstróem a história social da beleza negra. “Ao analisar os textos e as imagens de um sem-número de reclames, Giovana percebe a ligação entre o intuito de aperfeiçoar a pele negra, clareando-a e livrando-a de supostas imperfeições, e a esperança de progresso ou mobilidade social.” - Sidney Chalhoub, professor na Unicamp e no departamento de História na Harvard University.

      FICHA TÉCNICA

      Título:
      História social da beleza negra
      ISBN:
      9786589828013

      Padrão

      FILTROSBrasileiros, Não-ficção, Históricos, História Mundial
      ANO2021
      AutorGIOVANA XAVIER
      EDITORARosa dos Tempos
      IdiomaPortuguês
      NÚMERO DE PÁGINAS160
      PAÍS DE ORIGEMBR
      Por que ler este livroReflexão riquíssima sobre o uso da imagem da mulher negra pela indústria da beleza, e como esse uso foi instrumentalizado pelo racismo, por um lado, e pela luta pela construção de uma identidade negra marcada pela potência, por outro.
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