UMA ESCUTA DO SUSSURRO: REFLEXÕES SOBRE RITMO E ESCUTA NO TEATRO
Padrão
ANO | 2018 |
---|---|
Autor | ANDRÉIA APARECIDA PARIS |
EDITORA | EDITORA APPRIS |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2018 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 143, 143 |
Selo | EDITORA APPRIS |
Série | MÚSICA E EDUCAÇÃO MUSICAL |
SINOPSE | Uma Escuta do Sussurro: reflexões sobre ritmo e escuta no teatro é uma reflexão teórico-prática em busca de ações pedagógicas para o/a ator/atriz perceber, entender e compor ritmos em seu trabalho de atuação. Para compreender o conceito de ritmo foram consultados estudiosos da área da música – como Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani, Murray Schafer e Jean-Jaques Dalcroze –, a fim de apreender a sua estrutura, e do universo teatral – a partir dos encenadores Constantin Stanislavski, Vsévolod Meyerhold e da Profa. Dra. Jacyan Castilho de Oliveira , que tratam o ritmo como um elemento fundamental no teatro. Como uma possibilidade de ação pedagógica para aproximar o/a ator/atriz do ritmo, conjetura-se sobre a "escuta corporal dilatada" ou "escuta do sussurro", idealizada como meio de ampliar e explorar a sensibilização do/da ator/atriz para pesquisar a percepção e composição do ritmo. Para pensar a "escuta corporal dilatada", os autores pesquisados foram os músicos ocidentais John Cage, Pierre Schaeffer e a diretora teatral norte americana, Anne Bogart. Juntamente com estes estudos foram vivenciadas algumas ações pedagógicas ao longo da pesquisa, que também são descritas neste livro. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2018 |
---|---|
Autor | ANDRÉIA APARECIDA PARIS |
EDITORA | EDITORA APPRIS |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2018 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 143, 143 |
Selo | EDITORA APPRIS |
Série | MÚSICA E EDUCAÇÃO MUSICAL |
SINOPSE | Uma Escuta do Sussurro: reflexões sobre ritmo e escuta no teatro é uma reflexão teórico-prática em busca de ações pedagógicas para o/a ator/atriz perceber, entender e compor ritmos em seu trabalho de atuação. Para compreender o conceito de ritmo foram consultados estudiosos da área da música – como Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani, Murray Schafer e Jean-Jaques Dalcroze –, a fim de apreender a sua estrutura, e do universo teatral – a partir dos encenadores Constantin Stanislavski, Vsévolod Meyerhold e da Profa. Dra. Jacyan Castilho de Oliveira , que tratam o ritmo como um elemento fundamental no teatro. Como uma possibilidade de ação pedagógica para aproximar o/a ator/atriz do ritmo, conjetura-se sobre a "escuta corporal dilatada" ou "escuta do sussurro", idealizada como meio de ampliar e explorar a sensibilização do/da ator/atriz para pesquisar a percepção e composição do ritmo. Para pensar a "escuta corporal dilatada", os autores pesquisados foram os músicos ocidentais John Cage, Pierre Schaeffer e a diretora teatral norte americana, Anne Bogart. Juntamente com estes estudos foram vivenciadas algumas ações pedagógicas ao longo da pesquisa, que também são descritas neste livro. |