A FOTOGRAFIA E A CRISE DA MODERNIDADE
De: R$ 0,00Por: R$ 89,00ou X de
Padrão
ANO | 2015 |
---|---|
Autor | ANNATERESA FABRIS |
EDITORA | C/ARTE |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2015 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 300, 300 |
Selo | C/ARTE |
Série | HISTÓRIA & ARTE |
SINOPSE | Novo tipo de figuração, a pop art insere-se no realismo de maneira peculiar: seu ponto de partida não está no referente exterior, e sim nas imagens produzidas pela câmera fotográfica e por outros aparatos da comunicação de massa. Lida, portanto, com uma figuração preexistente, que já traz em si uma visão da realidade. O termo po art e as primeiras manifestações da vertente surgem na Inglaterra na década de 1950. No mesmo período nos Estados Unidos, destacam-se alguns artistas que lançam mão de novas fontes em colagens e nas chamadas combine-paintings (Rauschenberg). Nos anos 1960, a pop art encontra um terreno fértil nos Estados Unidos, tendo em Warhol a ponta de precedimentos mecânicos de produção da imagem. Concebendo a fotografia como a "substituição do objeto escolhido", o artista leva a um ponto de ruptura o confronto entre mecânico e manual graças ao uso de diferentes procedimentos operacionais que põem em xeque a ideia tradicional de obra. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2015 |
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Autor | ANNATERESA FABRIS |
EDITORA | C/ARTE |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2015 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 300, 300 |
Selo | C/ARTE |
Série | HISTÓRIA & ARTE |
SINOPSE | Novo tipo de figuração, a pop art insere-se no realismo de maneira peculiar: seu ponto de partida não está no referente exterior, e sim nas imagens produzidas pela câmera fotográfica e por outros aparatos da comunicação de massa. Lida, portanto, com uma figuração preexistente, que já traz em si uma visão da realidade. O termo po art e as primeiras manifestações da vertente surgem na Inglaterra na década de 1950. No mesmo período nos Estados Unidos, destacam-se alguns artistas que lançam mão de novas fontes em colagens e nas chamadas combine-paintings (Rauschenberg). Nos anos 1960, a pop art encontra um terreno fértil nos Estados Unidos, tendo em Warhol a ponta de precedimentos mecânicos de produção da imagem. Concebendo a fotografia como a "substituição do objeto escolhido", o artista leva a um ponto de ruptura o confronto entre mecânico e manual graças ao uso de diferentes procedimentos operacionais que põem em xeque a ideia tradicional de obra. |