AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
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Padrão
ANO | 2023 |
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Autor | MARLY MARQUES DA CRUZ, SANTUZZA ARREGUY SILVA VITORINO, DENISE CAVALCANTE DE BARROS |
Subtítulo | CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS |
EDITORA | EDITORA FIOCRUZ |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2023 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 369, 369 |
Selo | EDITORA FIOCRUZ |
SINOPSE | Assegurar à população os direitos constitucionais de alimentação e nutrição é ainda um grande desafio no Brasil, onde coexistem problemas nutricionais diversos, agravados durante a pandemia da Covid-19. Neste lançamento da Editora Fiocruz, as organizadoras Marly Marques da Cruz, Denise Cavalcante de Barros e Santuzza Arreguy Silva Vitorino reúnem uma rede de 28 pesquisadores e profissionais, com quem dividem a autoria de seis dos catorze capítulos, em que se evidencia o papel central da avaliação, etapa por vezes dispersa no ciclo da política pública - composta, ainda, por formulação, implementação e monitoramento. A obra, elaborada em duas partes, conjuga os aspectos conceitual e teórico com os metodológico e prático. A primeira seção, denominada “Fundamentos teóricos e metodológicos para a avaliação das políticas de alimentação e nutrição em saúde”, traz as bases teóricas e conceituais da avaliação. Já a segunda, “Produção de Conhecimento e Experiências Práticas de Avaliação no Campo da Alimentação e Nutrição em Saúde”, trata de experiências avaliativas inovadoras, como as abordagens colaborativas e participativas, cujos usos são ainda pouco comuns para o campo da alimentação e nutrição. Leitura de interesse para todos os envolvidos no ciclo de políticas públicas em qualquer de suas etapas ? gestores, profissionais da saúde, acadêmicos, pesquisadores, especialistas ? reforça a importância da formação de redes colaborativas para se atingirem melhorias na qualidade de vida da população. Com um conteúdo instigante e agradável, dá a conhecer ao leitor diversas formas de avaliar as políticas públicas, oferecendo novos paradigmas de avaliação, de modo a atender os desafios impostos pelo complexo cenário brasileiro. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2023 |
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Autor | MARLY MARQUES DA CRUZ, SANTUZZA ARREGUY SILVA VITORINO, DENISE CAVALCANTE DE BARROS |
Subtítulo | CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS |
EDITORA | EDITORA FIOCRUZ |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2023 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 369, 369 |
Selo | EDITORA FIOCRUZ |
SINOPSE | Assegurar à população os direitos constitucionais de alimentação e nutrição é ainda um grande desafio no Brasil, onde coexistem problemas nutricionais diversos, agravados durante a pandemia da Covid-19. Neste lançamento da Editora Fiocruz, as organizadoras Marly Marques da Cruz, Denise Cavalcante de Barros e Santuzza Arreguy Silva Vitorino reúnem uma rede de 28 pesquisadores e profissionais, com quem dividem a autoria de seis dos catorze capítulos, em que se evidencia o papel central da avaliação, etapa por vezes dispersa no ciclo da política pública - composta, ainda, por formulação, implementação e monitoramento. A obra, elaborada em duas partes, conjuga os aspectos conceitual e teórico com os metodológico e prático. A primeira seção, denominada “Fundamentos teóricos e metodológicos para a avaliação das políticas de alimentação e nutrição em saúde”, traz as bases teóricas e conceituais da avaliação. Já a segunda, “Produção de Conhecimento e Experiências Práticas de Avaliação no Campo da Alimentação e Nutrição em Saúde”, trata de experiências avaliativas inovadoras, como as abordagens colaborativas e participativas, cujos usos são ainda pouco comuns para o campo da alimentação e nutrição. Leitura de interesse para todos os envolvidos no ciclo de políticas públicas em qualquer de suas etapas ? gestores, profissionais da saúde, acadêmicos, pesquisadores, especialistas ? reforça a importância da formação de redes colaborativas para se atingirem melhorias na qualidade de vida da população. Com um conteúdo instigante e agradável, dá a conhecer ao leitor diversas formas de avaliar as políticas públicas, oferecendo novos paradigmas de avaliação, de modo a atender os desafios impostos pelo complexo cenário brasileiro. |