CONTRIBUIÇÃO PARA ESTRATÉGIAS IMAGINATIVAS NA UNIVERSIDADE
Padrão
ANO | 2024 |
---|---|
Autor | FLÁVIA DINIZ ROLDÃO |
Subtítulo | DIÁLOGOS COM MORIN E VIGOTSKI |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2024 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 150, 150 |
Selo | APPRIS EDITORA |
Série | EDUCAÇÃO & PEDAGOGIA |
SINOPSE | A obra que você tem em mãos é fruto dos estudos de doutorado da autora e encontra-se agora adaptada para o formato livro. Aborda os temas da imaginação, construção de conhecimentos, formação universitária e educação. Trata-se de um estudo cujo objetivo foi estabelecer um diálogo com Edgar Morin e Lev Seminovitch Vigotski acerca do tema da imaginação com vistas à construção de estratégias imaginativas com foco nos processos de construção e narração de conhecimentos científicos na universidade. De cunho bibliográfico, experiencial e qualitativo, esta pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial do Pensamento Complexo. Na narrativa foram explorados diferentes gêneros de escrita, a saber: diário, cartas, entrevista, poesia e prosa, enquanto narrativas que enlaçam arte, ciência e ficção. O estudo aponta para a imaginação e a narrativa como operadores cognitivos potentes para favorecerem a construção de fronteiras borradas entre ciência e artes, ciência e ficção, e propiciar a construção de um conhecimento tramado, religado e mestiço. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2024 |
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Autor | FLÁVIA DINIZ ROLDÃO |
Subtítulo | DIÁLOGOS COM MORIN E VIGOTSKI |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2024 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 150, 150 |
Selo | APPRIS EDITORA |
Série | EDUCAÇÃO & PEDAGOGIA |
SINOPSE | A obra que você tem em mãos é fruto dos estudos de doutorado da autora e encontra-se agora adaptada para o formato livro. Aborda os temas da imaginação, construção de conhecimentos, formação universitária e educação. Trata-se de um estudo cujo objetivo foi estabelecer um diálogo com Edgar Morin e Lev Seminovitch Vigotski acerca do tema da imaginação com vistas à construção de estratégias imaginativas com foco nos processos de construção e narração de conhecimentos científicos na universidade. De cunho bibliográfico, experiencial e qualitativo, esta pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial do Pensamento Complexo. Na narrativa foram explorados diferentes gêneros de escrita, a saber: diário, cartas, entrevista, poesia e prosa, enquanto narrativas que enlaçam arte, ciência e ficção. O estudo aponta para a imaginação e a narrativa como operadores cognitivos potentes para favorecerem a construção de fronteiras borradas entre ciência e artes, ciência e ficção, e propiciar a construção de um conhecimento tramado, religado e mestiço. |