ENSINO DE FILOSOFIA E CINEMA
De: R$ 0,00Por: R$ 61,00ou X de
Preço a vista: R$ 61,00
Padrão
ANO | 2021 |
---|---|
Subtítulo | UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO |
Autor | DIEGO AUGUSTO DOIMO |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2021 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 83, 83 |
Selo | APPRIS EDITORA |
SINOPSE | O livro Ensino de Filosofia e cinema: uma proposta didática para o ensino médio lança um olhar acerca do papel fundamental da Filosofia nos currículos escolares, bem como reflete sobre formas e maneiras de se alcançar o objetivo de estimular o pensamento crítico e contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. Mas a dúvida sobre o propósito da Filosofia conduz a diversos caminhos, o que, por sua vez, remete a imaginar possibilidades que talvez não nos aquietem diante dos desafios colocados por essa disciplina no cotidiano escolar. O aluno pode e merece ter aula de Filosofia para desenvolver as possibilidades de pensamento que essa matéria pode proporcionar, pois também é por meio dela que se abre espaço para uma metodologia filosófica que possa ser capaz de dialogar com o conhecimento, com a reflexão e com a produção intelectual do aluno. O cinema, por sua vez, pode construir uma visão crítica e reflexiva por meio do uso de filmes que se apropriem de uma linguagem metafórica capaz de associar temas filosóficos à imagem em movimento. É sabido que o cinema já é algo presente nas escolas, porém surgem muitas incertezas quanto ao real sentido de sua utilização, bem como se realmente contribui para o processo de aprendizagem. Sendo assim, o uso dos filmes no contexto educacional como recurso didático não é algo novo, entretanto, carece direcionamentos acerca das possibilidades de aplicação em sala de aula por meio de planejamento prévio que pense os momentos antes, durante e depois da exibição fílmica. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2021 |
---|---|
Subtítulo | UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO |
Autor | DIEGO AUGUSTO DOIMO |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2021 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 83, 83 |
Selo | APPRIS EDITORA |
SINOPSE | O livro Ensino de Filosofia e cinema: uma proposta didática para o ensino médio lança um olhar acerca do papel fundamental da Filosofia nos currículos escolares, bem como reflete sobre formas e maneiras de se alcançar o objetivo de estimular o pensamento crítico e contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. Mas a dúvida sobre o propósito da Filosofia conduz a diversos caminhos, o que, por sua vez, remete a imaginar possibilidades que talvez não nos aquietem diante dos desafios colocados por essa disciplina no cotidiano escolar. O aluno pode e merece ter aula de Filosofia para desenvolver as possibilidades de pensamento que essa matéria pode proporcionar, pois também é por meio dela que se abre espaço para uma metodologia filosófica que possa ser capaz de dialogar com o conhecimento, com a reflexão e com a produção intelectual do aluno. O cinema, por sua vez, pode construir uma visão crítica e reflexiva por meio do uso de filmes que se apropriem de uma linguagem metafórica capaz de associar temas filosóficos à imagem em movimento. É sabido que o cinema já é algo presente nas escolas, porém surgem muitas incertezas quanto ao real sentido de sua utilização, bem como se realmente contribui para o processo de aprendizagem. Sendo assim, o uso dos filmes no contexto educacional como recurso didático não é algo novo, entretanto, carece direcionamentos acerca das possibilidades de aplicação em sala de aula por meio de planejamento prévio que pense os momentos antes, durante e depois da exibição fílmica. |