HISTÓRIA DO CINEMA
Padrão
ANO | 2021 |
---|---|
Autor | NELSON ARAÚJO |
EDITORA | ALMEDINA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2021 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 352, 352 |
Selo | ALMEDINA |
SINOPSE | Este livro propõe uma abordagem histórica do cinema, desde os primórdios (1895-1920) até ao cinema contemporâneo e ao documentário moderno, com uam vasta gama de imagens e um pequeno extratexto a cores. Eis os objetivos desta obra, ainda em projeto: -Definir a arte cinematográfica. -Identificar o filme enquanto texto artístico. -Sinalizar o papel preponderante da fotografia no nascimento do cinema e a sua ligação à composição da imagem cinematográfica. -Relacionar as características estéticas dos vários movimentos cinematográficos com outras manifestações artísticas. -Conferir a participação das mais variadas expressões artísticas, desde os primórdios até à atualidade, na realização cinematográfica. -Confrontar as evoluções das formas cinematográficas com as determinantes socioculturais. -Enfatizar o processo coletivo da criação cinematográfica. -Relacionar diferentes textos fílmicos e apresentar cifras estéticas. -Identificar nos autores fílmicos influências de outras expressões artísticas. -Agrupar conjuntos de obras fílmicas e autores em função do seu dispositivo artístico. -Sinalizar fórmulas fílmicas transportadas da literatura. -Constatar o caráter plural do fílmico enquanto produto cultural. -Retirar significados artísticos a partir das formas fílmicas. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2021 |
---|---|
Autor | NELSON ARAÚJO |
EDITORA | ALMEDINA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2021 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 352, 352 |
Selo | ALMEDINA |
SINOPSE | Este livro propõe uma abordagem histórica do cinema, desde os primórdios (1895-1920) até ao cinema contemporâneo e ao documentário moderno, com uam vasta gama de imagens e um pequeno extratexto a cores. Eis os objetivos desta obra, ainda em projeto: -Definir a arte cinematográfica. -Identificar o filme enquanto texto artístico. -Sinalizar o papel preponderante da fotografia no nascimento do cinema e a sua ligação à composição da imagem cinematográfica. -Relacionar as características estéticas dos vários movimentos cinematográficos com outras manifestações artísticas. -Conferir a participação das mais variadas expressões artísticas, desde os primórdios até à atualidade, na realização cinematográfica. -Confrontar as evoluções das formas cinematográficas com as determinantes socioculturais. -Enfatizar o processo coletivo da criação cinematográfica. -Relacionar diferentes textos fílmicos e apresentar cifras estéticas. -Identificar nos autores fílmicos influências de outras expressões artísticas. -Agrupar conjuntos de obras fílmicas e autores em função do seu dispositivo artístico. -Sinalizar fórmulas fílmicas transportadas da literatura. -Constatar o caráter plural do fílmico enquanto produto cultural. -Retirar significados artísticos a partir das formas fílmicas. |