PESQUISA PARTICIPATIVA E EMPODERAMENTO: TEORIAS E PRÁTICAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL - VOL. 350
Padrão
ANO | 2024 |
---|---|
Autor | ROSILDA MENDES, NINA WALLERSTEIN, CARMEN LUCIA ALBUQUERQUE DE SANTANA, LAURA CHANCHIEN PARAJON |
EDITORA | HUCITEC |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2024 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 262, 262 |
Selo | HUCITEC |
Série | SAÚDE EM DEBATE |
SINOPSE | Este livro apresenta a estrutura geral e um modelo conceitual para projetos baseados na participação social. Traz ferramentas práticas para construção de conhecimento de forma colaborativa, com a comunidade. Fundamenta-se em princípios e orientações da Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade e em conceitos fundamentais como empoderamento comunitário e coletivo, na filosofia e práxis da educação popular de Paulo Freire. Descreve o passo a passo de uma proposta de Curso interativo, que inclui muitas atividades participativas, no entanto, não se constitui em um menu fragmentado de exercícios independentes, pois foram pensadas e organizadas com uma nítida intencionalidade, voltada para o fortalecimento dos coletivos na construção de parcerias para uma ação social comprometida. Convidamos leitores a se engajarem de forma ativa e crítica em um modo democrático de construir conhecimento e de produzir vida nas comunidades. Reforçamos a ideia de que ao pesquisar com, incluindo sujeitos e as instituições, estamos abrindo possibilidades para movimentos de transformação, criando novos enunciados e práticas criativas de investigação para fortalecer ‘políticas de participação’, sensíveis às realidades, diversidades e demandas sociais. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2024 |
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Autor | ROSILDA MENDES, NINA WALLERSTEIN, CARMEN LUCIA ALBUQUERQUE DE SANTANA, LAURA CHANCHIEN PARAJON |
EDITORA | HUCITEC |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2024 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 262, 262 |
Selo | HUCITEC |
Série | SAÚDE EM DEBATE |
SINOPSE | Este livro apresenta a estrutura geral e um modelo conceitual para projetos baseados na participação social. Traz ferramentas práticas para construção de conhecimento de forma colaborativa, com a comunidade. Fundamenta-se em princípios e orientações da Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade e em conceitos fundamentais como empoderamento comunitário e coletivo, na filosofia e práxis da educação popular de Paulo Freire. Descreve o passo a passo de uma proposta de Curso interativo, que inclui muitas atividades participativas, no entanto, não se constitui em um menu fragmentado de exercícios independentes, pois foram pensadas e organizadas com uma nítida intencionalidade, voltada para o fortalecimento dos coletivos na construção de parcerias para uma ação social comprometida. Convidamos leitores a se engajarem de forma ativa e crítica em um modo democrático de construir conhecimento e de produzir vida nas comunidades. Reforçamos a ideia de que ao pesquisar com, incluindo sujeitos e as instituições, estamos abrindo possibilidades para movimentos de transformação, criando novos enunciados e práticas criativas de investigação para fortalecer ‘políticas de participação’, sensíveis às realidades, diversidades e demandas sociais. |