POLÍTICA DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES)
Padrão
ANO | 2022 |
---|---|
Autor | MARIA MARTA DO COUTO PEREIRA RODRIGUES |
Subtítulo | SIGNIFICADOS E EFEITOS |
EDITORA | CRV |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2022 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 346, 346 |
Selo | CRV |
SINOPSE | Esta obra destina-se àqueles que se interessam em compreender a avaliação como uma política pública comprometida com a qualidade e com a regulação da educação. Destaca-se a política formulada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), enfatizando seus significados e efeitos em Instituições de Educação Superior (IES). A obra foi estruturada de forma a contemplar, essencialmente, as complexidades e as contradições que perpassam as relações entre Estado, sociedade, educação e políticas públicas de educação e, também, o processo histórico de constituição, de consolidação e de expansão da educação superior em Minas Gerais, campo de investigação. Nesse viés de complexidade e contradição, foram discutidas, ainda, as condições históricas e sociais em que se desenvolveram as políticas de avaliação da educação superior brasileira e as implicações dos modelos de regulação adotados pelo Estado. Por fim, foram realizadas análises e discussões sobre os efeitos do Sinaes em IES e os significados atribuídos a essa política de avaliação pelos atores locais. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2022 |
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Autor | MARIA MARTA DO COUTO PEREIRA RODRIGUES |
Subtítulo | SIGNIFICADOS E EFEITOS |
EDITORA | CRV |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2022 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 346, 346 |
Selo | CRV |
SINOPSE | Esta obra destina-se àqueles que se interessam em compreender a avaliação como uma política pública comprometida com a qualidade e com a regulação da educação. Destaca-se a política formulada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), enfatizando seus significados e efeitos em Instituições de Educação Superior (IES). A obra foi estruturada de forma a contemplar, essencialmente, as complexidades e as contradições que perpassam as relações entre Estado, sociedade, educação e políticas públicas de educação e, também, o processo histórico de constituição, de consolidação e de expansão da educação superior em Minas Gerais, campo de investigação. Nesse viés de complexidade e contradição, foram discutidas, ainda, as condições históricas e sociais em que se desenvolveram as políticas de avaliação da educação superior brasileira e as implicações dos modelos de regulação adotados pelo Estado. Por fim, foram realizadas análises e discussões sobre os efeitos do Sinaes em IES e os significados atribuídos a essa política de avaliação pelos atores locais. |