PSICOLOGIA E PEDAGOGIA DA CRIANÇA
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Padrão
ANO | 2006 |
---|---|
Autor | MAURICE MERLEAU-PONTY |
EDITORA | MARTINS FONTES - SELO MARTINS |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2006 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 584, 584 |
Colaboradores | (Tradutor) IVONE C. BENEDETTI |
Selo | MARTINS FONTES - SELO MARTINS |
Série | PSICOLOGIA E PEDAGOGIA |
SINOPSE | Os textos apresentados neste livro são resumos, estabelecidos por participantes, do curso dado por Maurice Merleau-Ponty na Sorbonne (1949-1952) sobre psicologia da criança e pedagogia. Em suas aulas, Merleau-Ponty se detém na questão da infância, naquilo que poderia ser chamado de investigação fenomenológica do universo infantil. Essa fenomenológica é elaborada em constante diálogo com as ciências humanas, principalmente com a psicologia e a psicanálise. Sabe-se que, para Merleau-Ponty, a filosofia, que é e deve ser um movimento de distância com relação ao mundo, nem por isso deixa de ser uma experiência fundamentalmente humana. O pensamento mantém a distinção entre o fato e o direito. Esse direito, contudo, só existe "em situação". Só pode ser descrito, portanto, levando em conta a experiência irredutível a partir da qual se torna possível pensa-lo. Mas é preciso interrogar-se sobre as formas da estruturação dessa experiência - a começar, evidentemente, pelas formas que ela reveste na criança. |
SOBRE O LIVRO
Em suas aulas, Merleau-Ponty se detém na questão da infância, naquilo que poderia ser chamado de investigação fenomenológica do universo infantil. Essa fenomenológica é elaborada em constante diálogo com as ciências humanas, principalmente com a psicologia e a psicanálise. Sabe-se que, para Merleau-Ponty, a filosofia, que é e deve ser um movimento de distância com relação ao mundo, nem por isso deixa de ser uma experiência fundamentalmente humana. O pensamento mantém a distinção entre o fato e o direito. Esse direito, contudo, só existe "em situação". Só pode ser descrito, portanto, levando em conta a experiência irredutível a partir da qual se torna possível pensa-lo. Mas é preciso interrogar-se sobre as formas da estruturação dessa experiência - a começar, evidentemente, pelas formas que ela reveste na criança.
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2006 |
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Autor | MAURICE MERLEAU-PONTY |
EDITORA | MARTINS FONTES - SELO MARTINS |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2006 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 584, 584 |
Colaboradores | (Tradutor) IVONE C. BENEDETTI |
Selo | MARTINS FONTES - SELO MARTINS |
Série | PSICOLOGIA E PEDAGOGIA |
SINOPSE | Os textos apresentados neste livro são resumos, estabelecidos por participantes, do curso dado por Maurice Merleau-Ponty na Sorbonne (1949-1952) sobre psicologia da criança e pedagogia. Em suas aulas, Merleau-Ponty se detém na questão da infância, naquilo que poderia ser chamado de investigação fenomenológica do universo infantil. Essa fenomenológica é elaborada em constante diálogo com as ciências humanas, principalmente com a psicologia e a psicanálise. Sabe-se que, para Merleau-Ponty, a filosofia, que é e deve ser um movimento de distância com relação ao mundo, nem por isso deixa de ser uma experiência fundamentalmente humana. O pensamento mantém a distinção entre o fato e o direito. Esse direito, contudo, só existe "em situação". Só pode ser descrito, portanto, levando em conta a experiência irredutível a partir da qual se torna possível pensa-lo. Mas é preciso interrogar-se sobre as formas da estruturação dessa experiência - a começar, evidentemente, pelas formas que ela reveste na criança. |