SINAES: SISTEMA DE AVALIAÇÃO OU VERIFICAÇÃO DE DESEMPENHO?
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Padrão
ANO | 2019 |
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Autor | LEO LYNCE VALLE DE LACERDA |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2019 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 183, 183 |
Selo | APPRIS EDITORA |
SINOPSE | Este livro versa sobre o papel do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes e suas modalidades: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) e a Autoavaliação (Avalies) na regulação e supervisão da educação superior no Brasil. São desenvolvidos três focos de investigação. No primeiro, o autor analisa a operacionalização das modalidades do Sinaes e o processo que levou à centralidade do Enade e seus índices de desempenho. No segundo, são comparados os processos de avaliação realizados pelo Brasil e Portugal, a fim de pesquisar as similaridades e diferenças dos dois sistemas. No terceiro, é realizada uma análise das relações entre insumos: percentual de mestres e doutores, Organização Didático-Pedagógica, Infraestrutura, Regime de Trabalho e o desempenho dos estudantes do triênio 2008-2010 do Enade em 55 áreas de cursos de graduação, nos seguintes estratos: região federativa, organização acadêmica e categorias administrativas das instituições. Trata-se do primeiro estudo de um ciclo trienal do Enade, que avaliou objetivamente suas potencialidades e limitações no âmbito das demais modalidades do sistema. Ao final o autor propõe três cenários possíveis para o Sinaes. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2019 |
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Autor | LEO LYNCE VALLE DE LACERDA |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2019 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 183, 183 |
Selo | APPRIS EDITORA |
SINOPSE | Este livro versa sobre o papel do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes e suas modalidades: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) e a Autoavaliação (Avalies) na regulação e supervisão da educação superior no Brasil. São desenvolvidos três focos de investigação. No primeiro, o autor analisa a operacionalização das modalidades do Sinaes e o processo que levou à centralidade do Enade e seus índices de desempenho. No segundo, são comparados os processos de avaliação realizados pelo Brasil e Portugal, a fim de pesquisar as similaridades e diferenças dos dois sistemas. No terceiro, é realizada uma análise das relações entre insumos: percentual de mestres e doutores, Organização Didático-Pedagógica, Infraestrutura, Regime de Trabalho e o desempenho dos estudantes do triênio 2008-2010 do Enade em 55 áreas de cursos de graduação, nos seguintes estratos: região federativa, organização acadêmica e categorias administrativas das instituições. Trata-se do primeiro estudo de um ciclo trienal do Enade, que avaliou objetivamente suas potencialidades e limitações no âmbito das demais modalidades do sistema. Ao final o autor propõe três cenários possíveis para o Sinaes. |