UMA HISTÓRIA DO BRASIL
De: R$ 0,00Por: R$ 50,00ou X de
Preço a vista: R$ 50,00
Padrão
ANO | 2023 |
---|---|
EDITORA | EDUSP |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2023 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 144, 144 |
Colaboradores | (Coordenador) PAULO CÉSAR GARCEZ MARINS |
Selo | EDUSP |
Série | MUSEU DO IPIRANGA 2022 |
SINOPSE | Programada para a reabertura do Museu do Ipiranga em 2022, a exposição Uma História do Brasil mostra o verdadeiro "teatro da memória" realizado por Afonso Taunay por ocasião das comemorações do centenário do Museu, em 1922. A exposição tem curadoria de Paulo César Garcez Marins, curadoria adjunta de Michelli Scapol Monteiro e Thais Chang Waldman, e com a assistência de pesquisa e curadoria de Eduardo Polidori Villanova de Oliveira, e os artigos deste livro apresentam diferentes aspectos de sua concepção. Já em seu título, parte-se da compreensão que essa é apenas uma das versões possíveis para narrar a história do Brasil, e que é bastante questionada atualmente. Tornar a versão elaborada por Taunay em uma exposição também implica tomá-la como um documento do passado em que foi concebida e realizada. Segundo o curador, a história que as pinturas e esculturas mostram está mantida não como uma visão exata do passado brasileiro, mas como uma versão desse passado aceita e patrocinada pelas elites governamentais de São Paulo. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2023 |
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EDITORA | EDUSP |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2023 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 144, 144 |
Colaboradores | (Coordenador) PAULO CÉSAR GARCEZ MARINS |
Selo | EDUSP |
Série | MUSEU DO IPIRANGA 2022 |
SINOPSE | Programada para a reabertura do Museu do Ipiranga em 2022, a exposição Uma História do Brasil mostra o verdadeiro "teatro da memória" realizado por Afonso Taunay por ocasião das comemorações do centenário do Museu, em 1922. A exposição tem curadoria de Paulo César Garcez Marins, curadoria adjunta de Michelli Scapol Monteiro e Thais Chang Waldman, e com a assistência de pesquisa e curadoria de Eduardo Polidori Villanova de Oliveira, e os artigos deste livro apresentam diferentes aspectos de sua concepção. Já em seu título, parte-se da compreensão que essa é apenas uma das versões possíveis para narrar a história do Brasil, e que é bastante questionada atualmente. Tornar a versão elaborada por Taunay em uma exposição também implica tomá-la como um documento do passado em que foi concebida e realizada. Segundo o curador, a história que as pinturas e esculturas mostram está mantida não como uma visão exata do passado brasileiro, mas como uma versão desse passado aceita e patrocinada pelas elites governamentais de São Paulo. |