A GESTÃO DA ESCOLA E O TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR EM TEMPOS DE GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
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Padrão
ANO | 2022 |
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Autor | LUÍS GUSTAVO ALEXANDRE DA SILVA, RICARDO ANTÔNIO GONÇALVES TEIXEIRA |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2022 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 149, 149 |
Selo | APPRIS EDITORA |
SINOPSE | O livro A gestão da escola e o trabalho do diretor escolar em tempos de gerencialismo na educação pública lança um profundo olhar sobre a nova realidade que perpassa a gestão da escola pública. No atual contexto educacional, com a intensificação de práticas administrativas gerenciais transferidas para a gestão da escola pública, analisar os desdobramentos e os efeitos das políticas públicas que estimulam a meritocracia, a bonificação e os resultados escolares na gestão da escola é de essencial importância. O livro dispõe-se a analisar as seguintes questões: as atuais políticas públicas meritocráticas foram realmente absorvidas pela cultura de gestão da escola? Quais os efeitos dessas políticas públicas, cujo foco concentra-se na eficiência e na busca de resultados escolares, para a construção de relações democráticas na gestão da escola? Quais as contradições na gestão da escola pública relativas à transferência dos valores meritocráticos, eficientistas e avaliativos, considerando a peculiar e distinta natureza do processo educativo? Os autores propõem-se a descortinar essas disputas no campo educacional, em especial, por apresentar os desdobramentos da transferência dos princípios da Nova Gestão Pública para o contexto escolar, e os efeitos materializados (transferência de valores de mercado) para a organização e a gestão das escolas públicas, principalmente no que concerne ao perfil do diretor escolar e ao cotidiano da cultura da escola. Nessa direção, o livro também contém importantes discussões sobre os efeitos das políticas públicas meritocráticas sobre o papel e o trabalho do diretor escolar constantemente pressionado a se adaptar às orientações gerenciais, bem como a um permanente processo de autorresponsabilização relativo à melhoria dos índices e ao alcance de resultados educacionais. Por fim, o leitor encontrará neste livro importantes reflexões que contribuem para o repensar da gestão educacional e escolar, em especial, as consequências e os efeitos dos processos gerenciais no campo educacional, e os riscos contidos nas políticas públicas meritocráticas para o desenvolvimento de efetivas práticas educativas e democráticas na gestão da escola pública. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2022 |
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Autor | LUÍS GUSTAVO ALEXANDRE DA SILVA, RICARDO ANTÔNIO GONÇALVES TEIXEIRA |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2022 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 149, 149 |
Selo | APPRIS EDITORA |
SINOPSE | O livro A gestão da escola e o trabalho do diretor escolar em tempos de gerencialismo na educação pública lança um profundo olhar sobre a nova realidade que perpassa a gestão da escola pública. No atual contexto educacional, com a intensificação de práticas administrativas gerenciais transferidas para a gestão da escola pública, analisar os desdobramentos e os efeitos das políticas públicas que estimulam a meritocracia, a bonificação e os resultados escolares na gestão da escola é de essencial importância. O livro dispõe-se a analisar as seguintes questões: as atuais políticas públicas meritocráticas foram realmente absorvidas pela cultura de gestão da escola? Quais os efeitos dessas políticas públicas, cujo foco concentra-se na eficiência e na busca de resultados escolares, para a construção de relações democráticas na gestão da escola? Quais as contradições na gestão da escola pública relativas à transferência dos valores meritocráticos, eficientistas e avaliativos, considerando a peculiar e distinta natureza do processo educativo? Os autores propõem-se a descortinar essas disputas no campo educacional, em especial, por apresentar os desdobramentos da transferência dos princípios da Nova Gestão Pública para o contexto escolar, e os efeitos materializados (transferência de valores de mercado) para a organização e a gestão das escolas públicas, principalmente no que concerne ao perfil do diretor escolar e ao cotidiano da cultura da escola. Nessa direção, o livro também contém importantes discussões sobre os efeitos das políticas públicas meritocráticas sobre o papel e o trabalho do diretor escolar constantemente pressionado a se adaptar às orientações gerenciais, bem como a um permanente processo de autorresponsabilização relativo à melhoria dos índices e ao alcance de resultados educacionais. Por fim, o leitor encontrará neste livro importantes reflexões que contribuem para o repensar da gestão educacional e escolar, em especial, as consequências e os efeitos dos processos gerenciais no campo educacional, e os riscos contidos nas políticas públicas meritocráticas para o desenvolvimento de efetivas práticas educativas e democráticas na gestão da escola pública. |