A INSCRIÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA NA FICÇÃO DE EÇA DE QUEIRÓS
Padrão
ANO | 2004 |
---|---|
Autor | MARIA DO ROSARIO CUNHA |
EDITORA | ALMEDINA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2004 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 350, 350 |
Selo | ALMEDINA |
Série | MONOGRAFIAS JURÍDICAS |
SINOPSE | Como o título deixa transparecer, esta abordagem da ficção de Eça de Queirós centra-se no triângulo constituído pelo leitor, o livro e a leitura - o leitor enquanto personagem, o livro e a leitura enquanto objecto e comportamento ficcionais. Num permanente jogo de reenvio para a realidade da época, mas também de reelaboração dos dados por ela oferecidos, estes três elementos não só participam na construção dos diversos universos romanescos, como ainda procedem à encenação de situações, atitudes e comportamentos por onde passam os diversos aspectos que configuram o fenómeno literário, do acto criador ao acto da recepção. Pôr em relevo o modo como a ficção se aproveita deste fenómeno e se questiona a si mesma, pelo jogo de espelhos a que a representação do livro inevitavelmente conduz, são os objectivos que o presente estudo se propõe. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2004 |
---|---|
Autor | MARIA DO ROSARIO CUNHA |
EDITORA | ALMEDINA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2004 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 350, 350 |
Selo | ALMEDINA |
Série | MONOGRAFIAS JURÍDICAS |
SINOPSE | Como o título deixa transparecer, esta abordagem da ficção de Eça de Queirós centra-se no triângulo constituído pelo leitor, o livro e a leitura - o leitor enquanto personagem, o livro e a leitura enquanto objecto e comportamento ficcionais. Num permanente jogo de reenvio para a realidade da época, mas também de reelaboração dos dados por ela oferecidos, estes três elementos não só participam na construção dos diversos universos romanescos, como ainda procedem à encenação de situações, atitudes e comportamentos por onde passam os diversos aspectos que configuram o fenómeno literário, do acto criador ao acto da recepção. Pôr em relevo o modo como a ficção se aproveita deste fenómeno e se questiona a si mesma, pelo jogo de espelhos a que a representação do livro inevitavelmente conduz, são os objectivos que o presente estudo se propõe. |