DOR E SILÊNCIO: PERFORMANCE E TEATRO SOBRE O HOLOCAUSTO NAZISTA
De: R$ 0,00Por: R$ 76,00ou X de
Preço a vista: R$ 76,00
Padrão
ANO | 2019 |
---|---|
Autor | AGUINALDO MOREIRA DE SOUZA |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2019 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 131, 131 |
Selo | APPRIS EDITORA |
SINOPSE | Abordar o holocausto nazista em um espetáculo teatral foi uma decisão difícil. Ainda mais quando as crenças artísticas assumidas partem da não representação, da performatividade, do hermetismo e de uma manifestação estética pautada no entendimento da dor e do silêncio. Essas são as premissas de meu trabalho artístico, que nortearam as decisões estéticas. Assim, neste livro eu ensaio teoricamente sobre as questões pessoais que me levaram a procurar uma aproximação entre a intervenção artística que venho realizando e o pensamento político de Hannah Arendt. Essa investida se tornou um longo processo que comportou uma graduação em Filosofia, uma viagem à Polônia e dois anos de treinamento técnico junto aos atores, para figurar corporalmente o tema. No entanto as reflexões aqui elencadas trazem uma cronologia específica: houve uma síntese e uma colagem ou seja, constituem uma operação estruturante sobre os relatos das experiências artísticas e as resenhas dos estudos teóricos com o intuito de estabelecer uma ligação entre ambos, sem negligenciar os momentos poéticos e de intuição. O espetáculo Para aqueles que ainda vão nascer... representa, para o grupo que o desenvolveu, a corporificação da teoria que estudamos, naquilo que conseguiu afetar sentimento, sensação e linguagem, enquanto a reflexão escrita é a racionalização sobre a trajetória realizada pelo corpo, que foi tácita e visceral ao mesmo tempo. Em um último fôlego, acredito que a encenação seja um retorno à racionalização, pois traz a ordenação final da criação e uma opção política sobre quais conteúdos seriam apresentados (e sob que condições) visando a que formas/conteúdos ressoem no corpo/sensação/consciência daquele que a assiste. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2019 |
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Autor | AGUINALDO MOREIRA DE SOUZA |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2019 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 131, 131 |
Selo | APPRIS EDITORA |
SINOPSE | Abordar o holocausto nazista em um espetáculo teatral foi uma decisão difícil. Ainda mais quando as crenças artísticas assumidas partem da não representação, da performatividade, do hermetismo e de uma manifestação estética pautada no entendimento da dor e do silêncio. Essas são as premissas de meu trabalho artístico, que nortearam as decisões estéticas. Assim, neste livro eu ensaio teoricamente sobre as questões pessoais que me levaram a procurar uma aproximação entre a intervenção artística que venho realizando e o pensamento político de Hannah Arendt. Essa investida se tornou um longo processo que comportou uma graduação em Filosofia, uma viagem à Polônia e dois anos de treinamento técnico junto aos atores, para figurar corporalmente o tema. No entanto as reflexões aqui elencadas trazem uma cronologia específica: houve uma síntese e uma colagem ou seja, constituem uma operação estruturante sobre os relatos das experiências artísticas e as resenhas dos estudos teóricos com o intuito de estabelecer uma ligação entre ambos, sem negligenciar os momentos poéticos e de intuição. O espetáculo Para aqueles que ainda vão nascer... representa, para o grupo que o desenvolveu, a corporificação da teoria que estudamos, naquilo que conseguiu afetar sentimento, sensação e linguagem, enquanto a reflexão escrita é a racionalização sobre a trajetória realizada pelo corpo, que foi tácita e visceral ao mesmo tempo. Em um último fôlego, acredito que a encenação seja um retorno à racionalização, pois traz a ordenação final da criação e uma opção política sobre quais conteúdos seriam apresentados (e sob que condições) visando a que formas/conteúdos ressoem no corpo/sensação/consciência daquele que a assiste. |