PARA QUE ESSE DRAMA? PEDAGOGIA DO TEATRO E TRANSVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
De: R$ 0,00Por: R$ 52,00ou X de
Preço a vista: R$ 52,00
Padrão
ANO | 2021 |
---|---|
Autor | EVERTON RIBEIRO |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2021 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 123, 123 |
Selo | APPRIS EDITORA |
SINOPSE | Esta obra é fruto de uma pesquisa relativa ao drama como método de ensino de teatro e sua articulação com os temas transversais, utilizando-se de estudos teóricos e da própria experiência do autor como professor de Teatro. A noção de experiência discutida por Jorge Larrosa e o debate sobre reprodução proposto por Pierre Bourdieu foram caminhos explorados para refletir, de forma concreta, sobre processo educativo, prática docente e transversalidade no ensino de teatro. Primeiramente, apresenta-se um panorama do teatro-educação no Brasil e da inserção dos temas transversais – pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – no currículo escolar com base nos conteúdos da Arte, especialmente os do Teatro. Por meio de um traçado histórico e pontual do drama – também conhecido na Inglaterra por process drama e drama in Education –, emergiu a análise de uma prática em pesquisa-ação desenvolvida com professores em formação, bem como com aqueles que já atuavam na educação básica. A partir de uma série de episódios concebida por meio da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, como pré-texto, os dados coletados e analisados permitiram um olhar mais aprofundado a respeito da articulação desse método de ensino anglo-saxônico com a transversalidade proposta para o currículo brasileiro. Conceitos como experiência, formação e reprodução permeiam toda a fundamentação e análise da pesquisa, bem como aqueles conceitos próprios do drama como método de ensino. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2021 |
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Autor | EVERTON RIBEIRO |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2021 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 123, 123 |
Selo | APPRIS EDITORA |
SINOPSE | Esta obra é fruto de uma pesquisa relativa ao drama como método de ensino de teatro e sua articulação com os temas transversais, utilizando-se de estudos teóricos e da própria experiência do autor como professor de Teatro. A noção de experiência discutida por Jorge Larrosa e o debate sobre reprodução proposto por Pierre Bourdieu foram caminhos explorados para refletir, de forma concreta, sobre processo educativo, prática docente e transversalidade no ensino de teatro. Primeiramente, apresenta-se um panorama do teatro-educação no Brasil e da inserção dos temas transversais – pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – no currículo escolar com base nos conteúdos da Arte, especialmente os do Teatro. Por meio de um traçado histórico e pontual do drama – também conhecido na Inglaterra por process drama e drama in Education –, emergiu a análise de uma prática em pesquisa-ação desenvolvida com professores em formação, bem como com aqueles que já atuavam na educação básica. A partir de uma série de episódios concebida por meio da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, como pré-texto, os dados coletados e analisados permitiram um olhar mais aprofundado a respeito da articulação desse método de ensino anglo-saxônico com a transversalidade proposta para o currículo brasileiro. Conceitos como experiência, formação e reprodução permeiam toda a fundamentação e análise da pesquisa, bem como aqueles conceitos próprios do drama como método de ensino. |