PSICOLOGIA, FILOSOFIA
Padrão
ANO | 2016 |
---|---|
Autor | CAMILA ALVES FIOR, MARIA JOSÉ VIANA MARINHO DE MATOS, GÉRSON PEREIRA FILHO |
Subtítulo | SUBJETIVIDADE, ÉTICA E FORMAÇÃO |
EDITORA | CRV |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2016 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 244, 244 |
Selo | CRV |
SINOPSE | Este livro, identifica-se como uma coletânea cujo objetivo é o de reunir artigos de professores e de profissionais da psicologia envolvidos com o ensino e a educação, que, além de demonstrarem profundos embasamentos teóricos, conceituais e metodológicos em conformidade com o rigor intelectual esperado em âmbito científico e acadêmico, oferecem – e aqui talvez esteja o maior valor – reflexões decorrentes da práxis cotidiana tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto na prática clínica ou social. O principal objetivo desta publicação é promover a reflexão, ampliando as fronteiras do pensamento, acreditando que nosso dever enquanto educadores, pesquisadores e profissionais da área de saúde, educação e áreas afins, é sem dúvida, o de exercitar o questionamento, a dúvida em situações do meio acadêmico, profissional e do cotidiano. Uma universidade naquilo que ela tem de esencial se faz e se manifesta como afloramento da consciência crítica sobre as urgências da humanidade em geral e da sociedade em particular, dentro das quais está inserida. Consubstancia-se, sobretudo em discussões e análises críticas de diferentes abordagens que envolvem as áreas da Psicologia e Filosofia, envolvendo temáticas e modos de ser na árdua tarefa de produção de conhecimento e saberes e sua aplicação por meio do ensino e das relações psicossociais. Sobretudo se espera que o público estudantil que frequenta nossas universidades em busca do aprimoramento cognitivo e de sua formação profissional, encontre no livro, elementos que possam contribuir para tal, uma vez que poderão identificar nos capítulos grande parte daqueles conteúdos e debates que estão presentes nas salas de aulas. Espera-se que essas contribuições possam mobilizar futuras reflexões sobre a formação humanística, ética e profissional dos sujeitos que atuam e intervêm na busca de condições indispensáveis para motivar em cada um a ação da consciência ética na vida social. |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2016 |
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Autor | CAMILA ALVES FIOR, MARIA JOSÉ VIANA MARINHO DE MATOS, GÉRSON PEREIRA FILHO |
Subtítulo | SUBJETIVIDADE, ÉTICA E FORMAÇÃO |
EDITORA | CRV |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2016 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 244, 244 |
Selo | CRV |
SINOPSE | Este livro, identifica-se como uma coletânea cujo objetivo é o de reunir artigos de professores e de profissionais da psicologia envolvidos com o ensino e a educação, que, além de demonstrarem profundos embasamentos teóricos, conceituais e metodológicos em conformidade com o rigor intelectual esperado em âmbito científico e acadêmico, oferecem – e aqui talvez esteja o maior valor – reflexões decorrentes da práxis cotidiana tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto na prática clínica ou social. O principal objetivo desta publicação é promover a reflexão, ampliando as fronteiras do pensamento, acreditando que nosso dever enquanto educadores, pesquisadores e profissionais da área de saúde, educação e áreas afins, é sem dúvida, o de exercitar o questionamento, a dúvida em situações do meio acadêmico, profissional e do cotidiano. Uma universidade naquilo que ela tem de esencial se faz e se manifesta como afloramento da consciência crítica sobre as urgências da humanidade em geral e da sociedade em particular, dentro das quais está inserida. Consubstancia-se, sobretudo em discussões e análises críticas de diferentes abordagens que envolvem as áreas da Psicologia e Filosofia, envolvendo temáticas e modos de ser na árdua tarefa de produção de conhecimento e saberes e sua aplicação por meio do ensino e das relações psicossociais. Sobretudo se espera que o público estudantil que frequenta nossas universidades em busca do aprimoramento cognitivo e de sua formação profissional, encontre no livro, elementos que possam contribuir para tal, uma vez que poderão identificar nos capítulos grande parte daqueles conteúdos e debates que estão presentes nas salas de aulas. Espera-se que essas contribuições possam mobilizar futuras reflexões sobre a formação humanística, ética e profissional dos sujeitos que atuam e intervêm na busca de condições indispensáveis para motivar em cada um a ação da consciência ética na vida social. |