TELETUBE: TV TRANSMÍDIA, FICÇÃO E FÃS ONLINE
De: R$ 0,00Por: R$ 68,00ou X de
Preço a vista: R$ 68,00
Padrão
ANO | 2018 |
---|---|
Autor | FERNANDA CASTILHO |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2018 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 279, 279 |
Selo | APPRIS EDITORA |
SINOPSE | As atuais mudanças nos processos de recepção e produção dos conteúdos ficcionais pretendem assegurar a sobrevivêcia das narrativas televisivas de ficção na era da convergêcia midiática. A partir de tal conjetura, o livro TELETUBE: TV transmídia, ficção e fãs online propõe a discussão de métodos de análise da narrativa transmídia por meio do estudo de telenovelas e séries portuguesas. A proposta da obra é também observar os comentários dos fãs no YouTube. Assim, de forma resumida, a proposta é: (1) observar a migração dos conteúdos televisivos para multiplataformas; (2) analisar se as ficções com maior audiêcia na TV aberta podem ser classificadas como transmídia; (3) analisar qual o impacto desse processo na recepção de conteúdos na internet, em especial no YouTube. Em termos teóricos, conceitos como transmedia storytelling, fãs online e redes são fundamentais, bem como os métodos mistos de análise são importantes para o desenho metodológico. Assim, este livro pretende oferecer o seu contributo às ciêcias da comunicação, trazendo ao leitor questionamentos teóricos a respeito da articulação entre novas tecnologias e conteúdos televisivos. Estão presentes exemplos práticos dos comportamentos dos fãs de ficção no YouTube, marcados por diferentes identidades, pela aprendizagem coletiva acerca das narrativas e pelo fortalecimento da ideia de cultura do conhecimento com a reunião de saberes compartilhados na internet. “Fruto de uma pesquisa realizada em Portugal, este livro constitui um claro exemplo da importância das redes de pesquisa como o Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (OBITEL) para o campo da comunicação no Brasil.”; Maria Immacolata Vassallo de Lopes Centro de Pesquisa de Telenovela Universidade de São Paulo ECA/USP “A bibliografia consultada, portuguesa, latino-americana e anglo-saxónica, permite a comparação dos diferentes contributos teóricos e metodológicos, atribuindo ao livro uma validade de leitura universal.”; Isabel Ferin Cunha Universidade de Coimbra |
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Padrão
ANO | 2018 |
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Autor | FERNANDA CASTILHO |
EDITORA | APPRIS EDITORA |
Idioma | PORTUGUÊS, PORTUGUÊS |
EDIÇÃO | 1ª EDIÇÃO - 2018 |
NÚMERO DE PÁGINAS | 279, 279 |
Selo | APPRIS EDITORA |
SINOPSE | As atuais mudanças nos processos de recepção e produção dos conteúdos ficcionais pretendem assegurar a sobrevivêcia das narrativas televisivas de ficção na era da convergêcia midiática. A partir de tal conjetura, o livro TELETUBE: TV transmídia, ficção e fãs online propõe a discussão de métodos de análise da narrativa transmídia por meio do estudo de telenovelas e séries portuguesas. A proposta da obra é também observar os comentários dos fãs no YouTube. Assim, de forma resumida, a proposta é: (1) observar a migração dos conteúdos televisivos para multiplataformas; (2) analisar se as ficções com maior audiêcia na TV aberta podem ser classificadas como transmídia; (3) analisar qual o impacto desse processo na recepção de conteúdos na internet, em especial no YouTube. Em termos teóricos, conceitos como transmedia storytelling, fãs online e redes são fundamentais, bem como os métodos mistos de análise são importantes para o desenho metodológico. Assim, este livro pretende oferecer o seu contributo às ciêcias da comunicação, trazendo ao leitor questionamentos teóricos a respeito da articulação entre novas tecnologias e conteúdos televisivos. Estão presentes exemplos práticos dos comportamentos dos fãs de ficção no YouTube, marcados por diferentes identidades, pela aprendizagem coletiva acerca das narrativas e pelo fortalecimento da ideia de cultura do conhecimento com a reunião de saberes compartilhados na internet. “Fruto de uma pesquisa realizada em Portugal, este livro constitui um claro exemplo da importância das redes de pesquisa como o Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (OBITEL) para o campo da comunicação no Brasil.”; Maria Immacolata Vassallo de Lopes Centro de Pesquisa de Telenovela Universidade de São Paulo ECA/USP “A bibliografia consultada, portuguesa, latino-americana e anglo-saxónica, permite a comparação dos diferentes contributos teóricos e metodológicos, atribuindo ao livro uma validade de leitura universal.”; Isabel Ferin Cunha Universidade de Coimbra |